RIO - A pressão por mudanças no Flamengo é enorme. Depois de mais uma derrota na Libertadores, quarta à noite, para o Emelec, torcedores foram recepcionar a delegação rubro-negra na volta ao Rio com ovos e insultos. A insatisfação abrange jogadores, diretoria e comissão técnica, mas a cabeça a prêmio mais iminente é a do técnico Joel Santana. Sua continuidade no cargo vai depender da classificação no Carioca e na competição continental. Conselheiros do Flamengo pressionam a presidente Patricia Amorim para que ela faça a rescisão do contrato de Ronaldinho Gaúcho, que ainda não rendeu o esperado.
No desembarque no aeroporto Tom Jobim, na manhã desta quinta, a comitiva do Fla evitou o confronto com o grupo de torcedores ao sair pelo setor de embarque. O que não pode ser escondido é a incapacidade rubro-negra de manter os resultados que lhe são favoráveis. Foram quatro partidas em que o Flamengo esteve à frente no marcador, em três delas cedeu o empate ou a virada.
Na opinião de alguns cartolas do clube e da torcida, grande parte culpa da postura defensiva que o time assume ao tomar a liderança na partida. Uma característica de Joel. A diretoria diz que só vai tomar uma decisão após o desfecho dos dois campeonatos em disputa.
'Estou cansado, de cabeça quente. Não se toma uma decisão dessa forma. Nenhuma medida com relação ao treinador será tomada antes do fim da participação do Flamengo na Libertadores e no Carioca', garantiu Paulo César Coutinho, vice-presidente de futebol.
'Não vou falar disso (demissão). Tem que falar com a presidente do clube (Patricia Amorim). Eu me sinto à vontade, para mim não tem problema. Tem que ligar para a presidente e perguntar', disse Joel, ainda no Equador.
A fervura pode atingir o ponto de ebulição no domingo, no clássico com o Vasco, pela Taça Rio, segundo turno do Carioca. Apesar de ter boa situação para chegar às semifinais, uma derrota para o rival, que deve jogar com time misto, deixaria o clima insuportável.
Apenas os não relacionados para a viagem a Guayaquil treinaram nesta quinta, no Ninho do Urubu. Os demais jogadores se apresentaram à noite para a concentração antecipada para o clássico.
Na Libertadores, o Flamengo só volta a campo na quinta-feira, dia 12, e precisa vencer o Lanús, no Engenhão, e torcer por empate entre Olimpia e Emelec, no Paraguai, para avançar às oitavas.